Alunos constroem uma bússola com materiais simples e realizam uma aula prática fora da sala de aula

AUTORA
Professor Antonio Renato Gonzaga, 3º, 4º e 5° ano

Alunos do terceiro, quarto e quinto ano da Escola Rural Municipal de Colônia Bela Vista construíram uma bússola com materiais simples, com o objetivo de localizar os pontos cardeais através do material elaborado.

No primeiro momento foram abordados os conteúdos com uma aula teórica, em seguida os alunos construíram uma bússola com materiais simples, com o objetivo de localizar-se no ambiente, reconhecendo os pontos cardeais através da observação da natureza durante o dia. Os alunos utilizaram: um copo com água, uma agulha, um pedaço de papel e um ímã para a construção desse artefato interessante. O trabalho foi coordenado pelo professor Antonio Renato Gonzaga.

Durante a aula de Interdisciplinar, além de trabalhar com a teoria onde os alunos compreenderam os conceitos básicos, busquei despertar e manter o interesse dos alunos realizando uma aula prática. Levei uma bússola para a aula para mostrar como funcionava esse objeto utilizado para se localizar.

“O mais interessante é que os alunos ficaram mais fascinados com a construção da bússola com os materiais simples do que com a própria bússola, ficaram impressionados ao ver a agulha se mover sobre a água apontando para a localização dos pontos cardeais”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valorizando o interior de Imbituva nos seus 150 anos

Higiene e saúde

As fases da lua