Araucárias

AUTORA
Professora Noeli Bobato Penteado, turma multisseriada

A importância de preservar a Araucária angustifólia espécie arbórea de gimnosperma pertencente á família Araucariácea é encontrada na região Sudeste e Sul do Brasil conhecida também como o pinheiro foi um dos temas estudados no mês de julho na Escola Rural Municipal de Colônia Bela vista Imbituva-Pr. Na escola estudam 18 anos, turma multisseriada.

O trabalho foi iniciado com a vídeoaula do Projeto #Vamos Ler. Em seguida a educadora Noeli Penteado despertou a curiosidade dos alunos a observarem se existem árvores de araucária perto de suas moradias foi quando alguns alunos perceberam que seus pais já preservavam e eles ainda não sabiam de sua suma importância. Que alem dos frutos ricos em proteínas e minerais, os pinheiros nos dão sombra, evitam a erosão, acolhem animais, produzem oxigênio, purificam o ar absorvendo gás carbônico e liberam para p ar umidade, colaborando na formação de nuvens, portanto interfere no equilíbrio ecológico.

Em seguida os alunos do quarto e quinto ano desenvolveram muito bem suas atividades enviando fotos dos pinheiros próximos as suas casas e produzindo um texto já os alunos do terceiro ano pesquisaram receita em que um dos principais ingredientes fosse o Pinhão, o fruto do pinheiro. Solicitei que copiassem em seus cadernos e preparassem os alimentos com ajuda da família e degustando novas receitas e ingredientes, eles perceberam que podem variar a sua alimentação com ingredientes existente em sua própria localidade e o mais importante sem custo da própria natureza.

O aluno Pedro Luis Scheiner surpreendeu a professora explicando sobre o que havia aprendido na aula e contando como se sentia bem em conviver perto dos pinheiros e que se chamam também de araucárias.

Araucária é a árvore símbolo do Paraná.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valorizando o interior de Imbituva nos seus 150 anos

Higiene e saúde

Meio Ambiente