Escola Rural de Colônia Bela Vista desenvolve mais um trabalho surpreendente comunidade escolar

AUTORA
Professora Noeli Maria Bobato Penteado, turma multisseriada

Escola Rural de Colônia Bela Vista desenvolve mais um trabalho surpreendente comunidade escolar. Turma multisseriada com dezoito alunos, professora regente Noeli Maria Bobato Penteado. Fumo: saiba porque é indispensável combater esse hábito que causa diversas doenças. 

 Muito se tem discutido, a necessidade de trabalhar com os alunos sobre os riscos causados pelo tabagismo. Colônia Bela Vista, uma localidade onde muitas famílias cultivam o tabaco por exigir pouca área de terra para o cultivo mesmo sabendo que o fumo não ser um alimento, é “altamente tóxico” e gera “graves conseqüências para as pessoas envolvidas no processo produtivo”, deparando com diferentes necessidades, sendo que cada uma delas se influencia diretamente sua motivação e seu nível de realização social, segurança e autorrealização buscando o conforto familiar.

De acordo com o planejado pela educadora foram realizadas roda de conversa com os alunos para expor sua ideia e os trabalhos começaram a serem realizados. Primeiramente deveriam ao retornar para suas casas orientar suas famílias sobre os danos causados a saúde. Sendo melhorado aspectos de sua saúde como: respiração, as inflamações do organismo, previne o infarto e muitas outras doenças, pessoas que adquire o corona vírus tem mais chance de sobrevivência se não for fumante. Pesquisas de textos sobre tabagismo, vídeo aula explicativo do “Projeto Vamos Ler”, produção de textos, entrevistas, pinturas de desenhos foram desenvolvidos com muito esmero. Entre os trabalhos dos alunos destacou a entrevista do aluno Pedro Luis Schreiner, primeiro ano quando disse: “Gostei muito dessa tarefa”e entrevistou seu avô “Quinho”, sendo fumante por muitos anos e teria parado com o vício pouco tempo antes de se contaminar com o COVID- 19.

Diante do tema abordado os alunos aderiram com sucesso, pois um tema que condiz com a realidade por eles vivida. E ter a convicção do perigo que corre a pessoa fumante ou mesmo passivo auxiliando-os a não aderirem a esse vício na adolescência. Apague o cigarro de sua mão e acenda a luz que existe em seu coração e espere sua libertação. Não fume, preserve sua vida!

Imagens: Karoline Rickli de Souza (mãe do aluno citado acima)


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valorizando o interior de Imbituva nos seus 150 anos

Higiene e saúde

Meio Ambiente