Do micro ao macro uma aula de ciências saborosa sobre as células
AUTOR
Professor Antonio Renato Gonzaga, 4° ano
Os alunos do 4° ano da Escola Rural Municipal de Colônia Bela Vista, partiram do conteúdo que era microscópico ao macroscópico, a aula de Ciências era sobre as células. O objetivo da aula era que os alunos conseguissem reconhecer a célula como sendo uma unidade básica dos seres vivos.
Primeiramente comecei a aula questionando se os alunos sabiam o que era uma célula. Eles responderam que era “algo que tem no nosso corpo”, fiz mais alguns questionamentos sobre o tema para que pudesse contribuir para a nossa aula.
Foram abordados os conteúdos com uma aula teórica, onde realizei um desenho na lousa, explicando o conceito do que é uma célula. Após as explicações, percebi que eles conseguiram compreender o conteúdo porém apresentavam uma certa dificuldade em explicar o que era uma célula por ser algo microscópico. Buscando trazer o conteúdo que é de certa forma abstrato para os alunos, trouxe o conteúdo para o macroscópico. Então, levei ovos para a escola, pedi para a cozinheira da escola cozinhar os ovos, depois cortei os ovos ao meio e levei para a sala de aula, onde consegui explicar de uma maneira fácil e mais compreensível para os alunos, relacionando as partes dos ovos com as partes que constituem uma célula.
Do micro ao macro, a nossa aula foi mais compreensível e no final da aula pedi para eles desenharem na lousa como era a célula depois de compará-las com os ovos. E, por fim, eles saborearam os ovos, deixando assim, a aula mais visível e saborosa para a melhor compreensão. Ao fim da aula, uma aluna relata: “Professor, agora quando eu for comer ovos eu vou lembrar de como são as células”.
Professor Antonio Renato Gonzaga, 4° ano
Os alunos do 4° ano da Escola Rural Municipal de Colônia Bela Vista, partiram do conteúdo que era microscópico ao macroscópico, a aula de Ciências era sobre as células. O objetivo da aula era que os alunos conseguissem reconhecer a célula como sendo uma unidade básica dos seres vivos.
Primeiramente comecei a aula questionando se os alunos sabiam o que era uma célula. Eles responderam que era “algo que tem no nosso corpo”, fiz mais alguns questionamentos sobre o tema para que pudesse contribuir para a nossa aula.
Foram abordados os conteúdos com uma aula teórica, onde realizei um desenho na lousa, explicando o conceito do que é uma célula. Após as explicações, percebi que eles conseguiram compreender o conteúdo porém apresentavam uma certa dificuldade em explicar o que era uma célula por ser algo microscópico. Buscando trazer o conteúdo que é de certa forma abstrato para os alunos, trouxe o conteúdo para o macroscópico. Então, levei ovos para a escola, pedi para a cozinheira da escola cozinhar os ovos, depois cortei os ovos ao meio e levei para a sala de aula, onde consegui explicar de uma maneira fácil e mais compreensível para os alunos, relacionando as partes dos ovos com as partes que constituem uma célula.
Do micro ao macro, a nossa aula foi mais compreensível e no final da aula pedi para eles desenharem na lousa como era a célula depois de compará-las com os ovos. E, por fim, eles saborearam os ovos, deixando assim, a aula mais visível e saborosa para a melhor compreensão. Ao fim da aula, uma aluna relata: “Professor, agora quando eu for comer ovos eu vou lembrar de como são as células”.
Comentários
Postar um comentário